• (85) 3265-1879

A Raça

York

Fortal

A Raça

Yorkshire é uma raça de cão de porte pequeno, da família dos terriers.

O Yorkshire Terrier puro possui pêlo comprido, sedoso e perfeitamente reto, sem ondulações. A coloração, ao longo do tronco, é azul-aço (cor entre o preto e o prata) e fulvo (castanho intenso e brilhante) no rosto, patas e peito. A coloração castanha clareia no trajeto da raiz às pontas. Já a azul-aço deve ser no mesmo tom em todo seu comprimento, sendo mais escura apenas na extremidade da cauda, jamais mesclados de pelos fulvos.

Seus olhos são redondos, bem acomodados e escuros, além de brilhantes. Suas orelhas devem ser eretas, pequenas, bem inseridas e em forma de V. Eles ainda têm a trufa preta e o focinho curtinho.

Apesar de pequeno, o Yorkshire tem por característica a atividade. Ele é também considerado um bom cão de companhia, com o machinho geralmente escolhendo uma pessoa como seu “dono”, enquanto a fêmea interage mais com todos.

História

Conheça a história do Yorkshire Terrier.

Características

Personalidade

Apesar do pequeno tamanho, o yorkie pode ser um cão muito ativo e independente. Baseando-se nisso, pode-se dizer que a melhor posição do yorkie seja perto do dono, mas não subjugado e em seu colo, ainda que alguns tenham particular predileção ao colo, principalmente quando em tempo de frio. Passear ou viajar com a “família” também deixa um Yorkie feliz, pois não se contenta em ser somente companhia, querendo compartilhar de todos os momentos.

O Yorkshire possui um caráter doce e sociável, que permite levá-lo a todos os locais sem inconvenientes. Seu temperamento carinhoso e afável o torna um grande companheiro, divertido e devoto, para com aqueles que o cercam, particularmente seu dono, de quem adora receber todas as atenções. Devido a este apego, o yorkie tem por hábito andar atrás do dono, onde quer que ele vá.

.

COMPRAR FILHOTE DE YORKSHIRE TERRIER

.

Pelagem

A maior dificuldade em criar o Yorkshire para competições, segundo os criadores, é obter a coloração correta da pelagem, pois as maiores pontuações dessa raça, referem-se a coloração. Por definição, o Yorkshire deve ter duas cores: o azul-aço escuro (cinza-brilhante quase preto tendendo ao azulado) e o fulvo (amarelo-tostado), atentando para o fato de que as cores não devem se mesclar.

O azul-aço não deve ser escuro demais a ponto de parecer preto, e nem claro, aparentando prateado. Já os pelos fulvos, são levemente mais claros nas pontas que nas raízes e produzem um colorido dourado. Cabe ressaltar que a CBKC não se opõe à utilização do termo castanho em substituição ao fulvo na emissão de pedigrees. Apesar do padrão da raça indicar o fulvo, ao longo do tempo, pode-se verificar que, em relação a esta designação, já existiram outras variações, tais como o caramelo e o dourado.

Características Físicas

  • O Yorkshire Terrier é um cão de porte pequeno de origem escocesa.
  • O peso dos cães desta raça varia entre 3,5 e 4 quilos.
  • A pelagem destes animais caracteriza-se por ser lisa, fina, brilhante e longa.
  • A cor do Yorkshire Terrier é “azul aço” com partes loiras (cabeça, pernas, peito).

Comportamento e Temperamento

  • O Yorkshire Terrier é uma raça de cão ativa e participativa.
  • Possui um comportamento carinhoso e doce.
  • É muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família.
  • Adora brincar e participar de atividades divertidas.
  • Gosta de receber atenção, principalmente do dono.
  • Um comportamento típico desta raça é o andar atrás do dono.
  • Quando recebe atenção, costuma retribuir com atitudes amáveis.
  • Adapta-se facilmente em locais pequenos como, por exemplo, apartamentos e casas sem quintal.